Em latim o termo Innovatio descreve uma ideia, objeto ou método cujo princípio difere de tudo que foi realizado anteriormente. O termo inovar tem esta origem e ainda hoje carrega o mesmo significado. Este conceito e prática é o que move empresas de sucesso, independente de seu tamanho. A importância da inovação na gestão começa, portanto, em como o empreendimento se posiciona no mercado.
Cabe ressaltar que para estar à frente da concorrência não é preciso investir unicamente em ideias disruptivas. Esta é apenas uma das categorias de inovação. Não obstante, podemos encontrar práticas emergentes e incrementais. Assim, nos afastamos da criação que parte do zero. Em vez disso tratamos de mudanças em curso e também de melhorias pontuais em elementos que já existem.
Isto nos mostra que não há desculpa para não inovar. Cada gestor deve procurar à sua própria maneira uma forma de levar as atividades da empresa para outro nível. Tenha em vista que para seguir este percurso é fundamental ouvir o seu público – interno e externo. A razão é que não há fonte melhor de insights. É claro que este é apenas um petisco dos caminhos a serem percorridos por quem planeja inovar.
Para entender a importância da inovação na gestão conheça alguns métodos que colocam estas melhorias em prática
Sabemos que as práticas administrativas envolvem uma variedade complexa de processos gerenciais. Liderança, planejamento – estratégico e financeiro -, RH, comunicação, Marketing, produção, logística e tantas outras atividades. Como iniciar, no entanto, uma gestão voltada para a inovação? A seguir, apontamos exemplos de métodos que favorecem as atividades de quem deseja inovar.
Antes de qualquer coisa, se você entende a importância da inovação na gestão, deve buscar uma mudança cultural na organização. Cabe ao gestor tirar os seus colaboradores da inércia e suscitar os valores que levem à mudança. Esta é a primeira semente da cultura da inovação. O envolvimento dos colaboradores é importante, porque eles enxergam melhor certas oportunidades.
Afinal, eles estão na linha de frente do negócio, possuindo uma boa observação do dia a dia da empresa. Também é papel dos responsáveis pelo empreendimento incentivar o aprendizado para que os pontos de vista sejam melhor expressos. Uma etapa que decorre desta é a criação de um processo para lidar com os aspectos renovadores.
Ou seja, a recomendação é que exista um programa corporativo voltado para a avaliação de cada ideia e colaboração. O objetivo é criar envolvimento, e em certa medida, descentralizar os processos que levam à aprovação de ideias. Acontece que por trás de tudo isto é indispensável que exista um alinhamento estratégico.
Quer alcançar a excelência em gestão? Conheça mais sobre o IPEG
Quando a empresa analisa suas estratégias e identifica os pontos de maior interesse nas atividades, pode conceituar e implantar melhorias. Deste modo, a importância da inovação na gestão está na adoção de práticas e ferramentas que ampliam a eficiência organizacional.
Vimos que todo gestor tem de lidar com uma variedade de setores quando está à frente de um negócio. Por isso é indispensável que ele se mantenha sempre atualizado a respeito das diferentes atividades corporativas. Se você busca pela excelência nas suas práticas de gestão, conheça mais sobre o IPEG: http://www.ipeg.org.br/