Gerenciar um empreendimento requer a correta estruturação das suas atividades, bem como da aplicação de metodologias que têm por objetivo promover o planejamento organizacional e correto uso dos seus recursos (físicos, financeiros e humanos).
Para não cometer erros, as ferramentas de gestão empresarial ganham destaque para orientar cada análise e planejamento.
Para que você compreenda mais a respeito desse tema, nós da IPEG preparamos este artigo no qual abordaremos as principais ferramentas de gestão empresarial.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma das principais ferramentas de gestão de todo empreendimento, pois seu propósito é estabelecer objetivos em longo prazo (período de 5 a 10 anos) e como alcançá-los.
Essa ferramenta deve contar com o apoio da controladoria, ou seja, a estruturação e implantação de controles com base na Governança Corporativa e accountability.
Análise SWOT
A Análise SWOT é a segunda ferramenta que você deve adotar na gestão empresarial. Ela descreve os seguintes elementos:
- S — Strengths — as forças que a empresa tem;
- W — Weaknesses — representando as fraquezas que a empresa possui;
- O — Opportunities — são as oportunidades que estão à sua disposição;
- T — Threats — são as ameaças inerentes ao alcance dos objetivos.
Reflita e analise bem o perfil da empresa e o ambiente em que está inserida, para que assim possa relacionar as características e fatores de acordo com cada um dos elementos citados acima.
Perceba que as forças e fraquezas estão inseridas no seu ambiente interno e, desse modo, os gestores estratégicos podem agir no seu controle e aperfeiçoamento. As oportunidades e ameaças estão presentes no ambiente externo, logo, não é possível ter controle sobre eles. No entanto, é viável estabelecer estratégias para usar esses fatores a favor do empreendimento.
5W2H
Essa é uma excelente ferramenta de gestão, simples e fácil de ser utilizada. Ela serve como um roteiro das atividades, seus propósitos, responsabilidades, prazos e custos.
Veja, abaixo, cada um dos seus elementos:
- What — o que será feito?
- Why — por que será feito?
- Where — onde será feito?
- When — quando será feito?
- Who — por quem será feito?
- How — como será feito?
- How Much — quanto irá custar?
Ao elencar cada um desses itens será mais fácil visualizar o ciclo das atividades do planejamento e, em consequência, da gestão empresarial.
PDCA
O PDCA é uma excelente ferramenta para ser utilizada em conjunto com o planejamento estratégico e/ou o plano de ação, pois acompanha os ciclos de cada uma das metas.
Além disso, garante que tudo esteja em conformidade com o planejado, permitindo a reestruturação das ações caso seja encontrada alguma inconformidade na função check (checagem).
Veja quais são os ciclos do PDCA:
- Plain — planejar;
- Do — fazer;
- Check — checar;
- Action — agir.
Por ter foco em ciclos mais curtos, o PDCA garante melhor controle e possibilita agir rapidamente nos ajustes e aferição dos resultados.
KPI
De acordo com William Edwards Deming: “o que não é medido não é gerenciado”. Essa premissa traduz a necessidade de ter bons controles de medição, afinal, somente assim será possível identificar se as atividades executadas estão contribuindo para o alcance dos objetivos.
Para essa finalidade é fundamental a adoção do KPI — Key Performance Indicator (indicador-chave de desempenho), pois eles serão fundamentais na medição e análise dos resultados que a gestão empresarial tem proporcionado.
Assim, os indicadores de desempenho são uma excelente ferramenta de gestão empresarial, afinal, mensuram com precisão e de forma imediata os resultados de cada atividade executada.
Canvas
O Canvas é uma ferramenta que auxilia no planejamento estratégico com a elaboração do modelo de negócio. Esta metodologia descreve tudo o que está relacionado com o empreendimento, tal como: proposta de valor, segmento e relacionamento com clientes, os canais de distribuição, atividade-chave, recursos, parcerias, fontes de receita e estrutura de custos.
Com o conjunto dessas 6 ferramentas será estabelecido um cenário de grande abrangência que facilitará a gestão empresarial com base no tratamento e interpretação de informações, que servirão como base para o processo de tomada de decisão e alavancagem das operações.
Gostou deste artigo? Temos outros em nosso blog que te ajudarão a estar sempre informado sobre as boas práticas de gestão. Não deixe de entrar em contato e conheça mais a respeito dos nossos serviços.