Controlar uma empresa e gerenciar as atividades do dia a dia com segurança são desafios enfrentados diariamente pelos gestores e empreendedores. Para facilitar essa rotina, deixando tempo para que esses administradores possam focar em outras frentes e pensar em novas estratégias para seus negócios, surgiram os sistemas de gestão para empresas, conhecidos também como ERP.
Esses softwares atendem empresas de variados ramos e tamanhos, pois há desde opções mais robustas no mercado, direcionadas para segmentos mais complexos e grandes organizações, até aquelas mais acessíveis e fáceis de mexer, desenvolvidas para empresas de pequeno porte. Porém, alguns processos são essenciais em qualquer sistema de gestão e iremos explorar três deles nesse artigo para ajudá-lo na hora de escolher a melhor solução.
Gestão financeira para gestão das empresas
A sobrevivência de qualquer companhia depende, entre muitos fatores, de uma boa gestão das finanças. Nesse cenário, não basta apenas controlar as entradas e saídas de dinheiro, o famoso fluxo de caixa, mas também é fundamental analisar o que esses números têm a dizer, onde estão os maiores custos e a maior lucratividade, por exemplo, a fim de tomar decisões mais assertivas e garantir o crescimento saudável da empresa.
Um dos processos essenciais em qualquer sistema de gestão diz respeito exatamente a essa visão completa da parte financeira, com informações em tempo real e a possibilidade de visualizar diferentes dashboards e fazer simulações de novos cenários. A partir daí você pode decidir, por exemplo, trocar um determinado fornecedor por outro mais em conta, rever o preço de cada produto e/ou serviço ou adotar estratégias mais sustentáveis para economia de energia, entre outros fatores.
Controle de estoque
Outro ponto importante na gestão de qualquer empresa é controlar com eficiência o estoque de produtos. Saber o que entra e sai, quais produtos são mais vendidos, quais estão parados, quais pedidos devem ser feitos, etc. Com essas informações em tempo real em um software, torna-se mais fácil tomar decisões, organizar promoções, definir o preço de cada produto, estar preparado para sazonalidades e datas especiais ao longo do ano, entre outras atividades.
A má gestão de um estoque é uma dificuldade de muitos administradores que impacta diretamente, inclusive, no trabalho do seu time de vendas. Lembre-se sempre que item parado é sinônimo de dinheiro parado. E apenas sabendo disso você consegue pensar em estratégias e ações para motivar a venda desses produtos.
Controle das vendas na empresa
Outro dado que precisa ser observado com cautela por qualquer gestor ou empreendedor é o número de vendas, afinal, além de impactar diretamente nos seus lucros, é um excelente indicativo de que o seu negócio está ou não no caminho certo.
Ao controlar as vendas de uma forma eficaz e analisar os dados, é possível, por exemplo, identificar a necessidade de incluir novas opções de compra, como via cartão de crédito, alterar a oferta de produtos e até decidir para quais itens vale mais a pena direcionar seus esforços de marketing.
Outro ponto positivo de um controle de vendas na gestão da empresa é avaliar a partir de números o desempenho da sua equipe de vendas.
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