Se tornar um excelente gestor não é tarefa fácil. Apesar de ser o objetivo de grande parte dos profissionais, um cargo de gestão é repleto de desafios e inúmeras variáveis que estão sob a sua responsabilidade. Mas, quais são os principais desafios para alcançar a excelência em gestão?
A enorme gama de conhecimentos
Primeiramente, um gestor precisa ter uma enorme gama de conhecimentos. Segundo o PMBOK, o guia para um dos modelos de gestão de projetos mais respeitados do mundo, são 10 as disciplinas fundamentais que o gestor precisa dominar.
É claro que nem todas as disciplinas se aplicam a todos os tipos de gestão, mas a maioria sim, sendo que outras ainda podem ser acrescentadas de acordo com o assunto em questão.
Isso significa que, além de conseguir gerenciar cada uma dessas disciplinas, o gestor precisa ter um mínimo de conhecimento sobre elas. O gestor não precisa saber fazer a função, mas precisa saber gerir quem está fazendo.
Ele deve ser capaz de reconhecer se os métodos e as condições são as ideais. O gestor não deve interferir no trabalho do funcionário, mas deve ser capaz de ajudá-lo a estar na melhor posição para fazer seu trabalho. Isso é impossível, sem conhecer pelo menos um pouco do assunto.
Além dos conhecimentos, existe a questão da quantidade de tarefas. Cada profissional é responsável por sua tarefa, mas o gestor é responsável por todas as tarefas de um projeto ou processo.
Isso significa que é seu dever organizá-las. Pense em um processo ou projeto, e na quantidade de atividades que precisam ser feitas. Algumas possuem relação de interdependência com outra, ou seja, uma só pode ser feita quando outra termina. Como organizar as tarefas para que tudo seja feito da maneira mais eficiente possível?
Esse é o trabalho do gestor. Felizmente, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para organização, e o desafio é conhecê-las e escolher a melhor para cada situação.
Lidando com o recurso humano
Porém, o maior desafio de qualquer gestor é lidar com o recurso humano. Isso é algo que qualquer gestor precisa lidar, seja qual for a sua área.
Isso porque os conflitos humanos sempre irão existir. Seja um problema na relação interpessoal, que o gestor precisa resolver, seja um problema com um funcionário carente, ou o contrário, um colaborador completamente independente, que não gosta de ser gerenciado.
Em algum momento os gestores podem precisar ter conversas difíceis. Um diálogo pode surgir da necessidade de lidar com um funcionário com desempenho abaixo do esperado.
Por outro lado, o bom gestor precisa trazer o melhor nas pessoas. Seu trabalho é colocar os profissionais na melhor posição para ter sucesso. Essa é, e sempre será, a sua maior responsabilidade.
E o maior desafio é encontrar a resposta certa para cada situação. Por mais que o gestor possa, e deva, estudar não existe uma resposta certa para lidar com cada situação e cada profissional. Afinal, cada pessoa e relação são únicos.
Por isso, o gestor deve conhecer os seus funcionários. Entender bem o que lhes atormenta e no que eles precisam ter o maior sucesso.
Estudar é fundamental para conhecer todas as ferramentas e opções que existem à sua disposição, mas o melhor gestor é aquele que sabe adequar seu conhecimento ao contexto em que ele se encontra.
Quer saber mais para ser um gestor ainda melhor? Conheça mais sobre o IPEG.