Quando se trata de desenvolvimento profissional, muitos executivos podem relutar em investir em conferências e seminários para seus funcionários. Isto é especialmente verdadeiro em setores onde a educação continuada não é um requisito.
Só porque um funcionário se formou na faculdade ou fez mestrado não significa que deva parar de aprender. De fato, o desenvolvimento profissional tem muitos benefícios que podem ajudar uma empresa a longo prazo.
Vamos dar uma olhada na importância do desenvolvimento profissional e algumas práticas a considerar para obter o máximo dessas atividades.
Afiando as ferramentas na sua caixa de ferramentas
Os funcionários são a face externa da sua empresa. Como CEO ou gerente, você quer as melhores pessoas na sua equipe, porque no final elas são um reflexo de você e da sua empresa.
O desenvolvimento profissional ajuda os funcionários a continuarem não apenas sendo competentes em sua profissão, mas também se destacando nela. Deve ser um processo contínuo que se estende ao longo da carreira de um indivíduo.
Desenvolver ativamente o profissional garante que os conhecimentos e habilidades permaneçam relevantes e atualizados. Também permite que os funcionários estejam mais conscientes das mudanças de tendências e direções em um setor.
Com o mundo profissional se movendo em um ritmo mais rápido do que nunca, ficar parado fará com que você seja deixado para trás à medida que seus colegas expandem seus conhecimentos e habilidades.
Há sempre espaço para crescimento e aprimoramento de habilidades profissionais. Participar de uma conferência ou seminário pode fornecer aos funcionários novas maneiras de aprimorar as habilidades em suas profissões. Quanto mais conhecimento um indivíduo ganhar de um conjunto específico de habilidades, mais confiança terá ao executar essas habilidades dentro da sua empresa.
Retendo os melhores talentos
Além disso, o desenvolvimento profissional ajuda os funcionários a se manterem interessados e interessantes.
Embora a experiência seja uma grande professora, isso geralmente significa que tendemos a continuar o que fizemos no passado. O desenvolvimento profissional nos abre para novas possibilidades, estratégias, conhecimentos e áreas de habilidades.
Participar de conferências é um dos maiores contribuintes para novas informações nas respectivas profissões. Também pode beneficiar a retenção de funcionários, uma vez que ajuda a cultivar e preservar os melhores talentos.
Como líder ou supervisor, incentive seus funcionários a buscar conferências que sejam adequadas ao seu negócio. Você também pode planejar com antecedência e orçar esses eventos. Eles nem sempre precisam ser conferências em diferentes cidades, mas podem ser tão simples quanto um webinar que um funcionário pode assistir em sua mesa.
Aumentando o moral
Conferências são uma excelente fonte de ideias, insights e inspiração. Os funcionários podem obter novas ideias e transmiti-las aos clientes por meio de serviços aprimorados e aumento de desempenho. A oportunidade de aprender de maneiras e em ambientes novos e diferentes se correlaciona diretamente com entusiasmo e inspiração no retorno. Aumenta o nível de desempenho e incentiva o restante da organização a melhorar constantemente.
Esse entusiasmo recém-descoberto também pode melhorar o moral. Se os funcionários estão empolgados com seu trabalho, eles normalmente se esforçam mais, produzem melhores resultados e são mais felizes a longo prazo.
Investir no desenvolvimento profissional dos funcionários também ajuda a fazê-los sentir-se valorizados. Fazer um investimento no futuro de um funcionário pode mostrar que você está disposto a ajudá-lo a atingir todo o seu potencial. Quando você tem uma organização cheia de indivíduos valorizados, a moral – e, por sua vez, a produtividade – estará em alta.
Ao oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, os empregadores estão investindo em seus funcionários e, por fim, fortalecendo a espinha dorsal do negócio. A próxima vez que um funcionário perguntar sobre uma próxima conferência ou seminário, dê um passo para trás e considere os possíveis benefícios para a empresa – eles podem surpreendê-lo.
Leia também: O papel da cultura institucional para o crescimento empresarial