A função de uma empresa é gerar riquezas e oferecer produtos ou serviços úteis ao mercado, sempre fiéis a seus valores, missão e visão. Entretanto, o dia a dia de uma organização compreende uma série de hábitos, costumes, regras e comportamentos que fazem parte da identidade daquele empreendimento. Falamos da cultura institucional. Qual o seu papel e como ela pode interferir no crescimento de uma empresa?
Neste texto, trataremos sobre o papel e os impactos da cultura institucional. Confira!
A cultura institucional na rotina da empresa
Há empresas que exigem que seus funcionários utilizem uniformes bem passados, impecáveis. Outras permitem facilmente o uso de camiseta ou bermuda. Certos empreendimentos colocam seus funcionários em salas com divisórias.
Em outras, eles ficam todos juntos, em um espaço aberto e sem paredes. Há casos em que o chefe se isola em sua sala, ficando inacessível. Em outras empresas, o diretor fica junto dos subordinados, sem distinção espacial.
Não há modelo exato ou modelo certo para uma cultura institucional. As empresas vão desenvolvendo, de forma individual, sua cultura ao longo dos anos e das ações que toma.
Tanto empresas engessadas, como empreendimentos disruptivos e startups podem ter grande êxito no mercado a partir de sua cultura institucional. O importante é que esta cultura esteja alinhada com valores de crescimento, eficiência, sucesso, ética e responsabilidade.
Cultura imposta x Cultura praticada
Outra discussão é: a cultura pensada para ser implantada na empresa é realmente posta em prática pelos gestores e funcionários? Infelizmente, há uma série de exemplos de empreendimentos cujos “valores, missão e visão” são apenas quadros pendurados na parede, sem realmente serem usados como diretrizes para uma boa cultura institucional.
A cultura institucional precisa fazer parte da identidade da empresa, e precisa ser colocada em prática pelos recursos humanos. Isso não envolve apenas impor regras e exigir seu cumprimento, mas sim, oferecer condições favoráveis para que os funcionários tenham um comportamento produtivo e adequado.
Ao incentivar a consolidação de uma cultura institucional bem planejada e baseada em preceitos de ética e competitividade, uma empresa assegura que seus processos serão melhores desenvolvidos, e todo profissional que passar a integrar os quadros da organização irão incorporar este sentimento.
Clima interno da organização
Outra maneira pela qual a cultura institucional pode promover uma rotina de crescimento na empresa é através da melhoria no clima interno da organização. Uma boa cultura institucional incentiva os funcionários da empresa a serem coesos, unidos em prol da causa do empreendimento, vestirem a camisa da marca e representá-la dentro e fora dos muros da companhia.
De forma geral, isso gera um bem-estar entre os colaboradores, melhorando o clima interno da organização. Isso agiliza a solução de problemas, melhora as estatísticas da empresa e faz com que os funcionários trabalhem mais felizes.
Hoje em dia, a maioria das empresas adota uma cultura institucional de transparência, responsabilidade social, união entre funcionários, comprometimento com a marca e com a identidade do empreendimento, honestidade e outros valores que impulsionam a empresa a progredir nos negócios e na relação com a sociedade.
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