A tomada de decisão é um dos principais processos de todo empreendimento e representa as maiores responsabilidades dos gestores estratégicos, de modo que qualquer condução errada dessa atividade pode gerar sérios problemas.
Além disso, não basta tomar as decisões corretas, mas é preciso rapidez, afinal, a demora no agir pode representar a perda de oportunidades e da capacidade de reagir diante dos problemas.
Pensando nesse contexto, IPEG preparou este artigo para que a sua empresa tenha um processo de tomada de decisão de forma rápida e assertiva.
Utilize a tecnologia em prol das decisões
A Tecnologia da Informação — TI tem avançado fortemente na disponibilização de ferramentas que suportam a tomada de decisão com base em atualidade e relevância.
Nesse contexto, a união e integração de todos os dados em um único lugar para posterior tratamento e transformação em informações de relevância são fatores fundamentais para melhorar a tomada de decisão e torná-la mais rápida e assertiva.
Com isso, adote bons sistemas de gestão (ERP, CRM, WMS, etc.), de acordo com o perfil e necessidades do negócio, pois eles serão a principal fonte de informações para a tomada de decisão de forma efetiva.
Uso da matriz de decisão
Toda decisão deve ser tomada com base em análises do atual cenário e nos reflexos que tais escolhas podem causar. E, dependendo de como foi esse processo, as reações podem ser positivas ou negativas.
Para ter uma estruturação da tomada de decisão você pode (e deve) utilizar a matriz de decisão — uma ferramenta que consiste em encontrar tendências que estão de acordo com a realidade da empresa e o que é desejado para o seu futuro.
A matriz de decisão consiste em criar uma tabela, relacionar todas as ideias (no máximo 5) e, para cada uma delas, fazer a classificação dos seguintes itens com uma nota de 1 a 5: impacto, esforço, lucratividade e visão.
Na última coluna, deve ser inserido o total seguindo o seguinte critério: Total = Impacto + Lucratividade + Visão – Esforço. Assim, a ideia com a maior pontuação deve ser considerada como prioridade de análise para o momento.
Essa ferramenta é ideal para decisões rápidas e assertivas, pois qualifica e quantifica as suas possibilidades.
Planeje com antecedência
Planejar com antecedência permite ter mais tempo para a tomada de decisão, bem como agir de forma proativa ao invés de reativa. Ao ser proativo, será possível traçar cenários (pessimista, mais provável e otimista) que, em consequência, garantirão as melhores decisões com base em ações planejadas e que vão de acordo com cada cenário.
Essa prática também garante decisões mais rápidas e assertivas, pois todas as variáveis do ambiente e das operações foram mapeadas anteriormente.
Lembre-se que, para ter melhores práticas para a tomada de decisão de forma rápida e assertiva, é necessária a aplicação de todas as técnicas em conjunto, afinal, cada uma delas apresenta uma abordagem. Portanto, unidas proporcionam a cobertura das decisões em todos os seus aspectos.
Gostou deste artigo? Temos outros em nosso blog que te ajudarão a estar sempre informado sobre as boas práticas de gestão. Não deixe de entrar em contato e conhecer mais a respeito dos nossos serviços.