Em um mercado repleto de competitividade e incertezas, qual o fator determinante para que a sua empresa prospere? É possível oferecer várias respostas, mas talvez nenhuma seja mais apropriada do que gestão. Gestão remete à administração ou gerência, mas é um conceito que vai muito além do cargo que você ocupa. É a sua eficiência em conduzir ações e controlar a eficiência e a produtividade para alcançar os resultados desejáveis.
É provável, portanto, que você já tenha ouvido falar em gestão empresarial. Esse conceito normalmente é associado às grandes empresas, mas na verdade é fundamental para qualquer tipo de negócio. Sem absorver seus princípios, sua empresa não conseguirá sobreviver no mercado por muito tempo. Quer entender mais sobre a importância desse conceito? Nós vamos te mostrar como a gestão empresarial deve ser aplicada no seu negócio.
Entendendo a gestão empresarial
A gestão empresarial basicamente é um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de estruturar a empresa da melhor maneira para atingir seus resultados. É um conceito bastante amplo, pois envolve estratégias de organização de processos, gestão de pessoas, planejamento estratégico e organizacional, controle das finanças, entre outros tópicos relevantes.
Cada uma dessas áreas depende da adoção de boas práticas, e a gestão empresarial funciona exatamente como um “norte” para o planejamento estratégico dos projetos e, consequentemente, a conquista de melhores resultados.
Na prática, a gestão empresarial é imprescindível para evitar erros de gestão que colaboram para uma triste estatística no Brasil: uma em cada quatro empresas fecham as portas com menos de dois anos de atuação, segundo o Sebrae. O motivo? Na maioria dos casos, negligência na gestão, gastos desenfreados, equipamentos obsoletos, retrabalho na operação dos colaboradores, entre outras razões.
Como a gestão empresarial é aplicada nas empresas?
A aplicação da gestão empresarial nas empresas depende estritamente do conhecimento da realidade da própria empresa e do seu nicho de atuação. É assim que, inicialmente, o gestor pode identificar oportunidades, mitigar riscos e ter mais agilidade na tomada de decisão.
A gestão empresarial também está diretamente ligada ao conceito de planejamento organizacional: toda empresa precisa de metas. Portanto, uma atribuição básica é criar um plano de ação que guie os processos para que os resultados sejam atingidos.
É importante que esse plano seja flexível, já que o mercado sofre alterações a todo instante, seja pela incorporação de tecnologias, mudança no perfil do consumidor, entre outros fatores relevantes.
Obviamente, a qualificação profissional também é um atributo que está diretamente ligado a essa aplicação. Seja em uma multinacional ou em uma empresa familiar, o gestor precisa estar devidamente capacitado para o cargo e seus desafios, bem como a equipe de colaboradores.
Mais agilidade
Por fim, a aplicação da gestão empresarial depende da criação de rotinas de trabalho eficientes. E a tecnologia é a grande aliada neste processo, através dos sistemas de gestão empresarial capazes de automatizar tarefas e integrar os setores do seu time, além de oferecerem relatórios para análises detalhadas. De quebra, você ainda ganha em agilidade nas tomadas de decisão.
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