A crise é uma das situações inesperadas que acometem todas as empresas, independente do porte ou área de atuação. Essa situação costuma pegar os gestores de surpresa, e eles se veem na posição de ter que agir com rapidez e de forma efetiva, pois qualquer deslize pode agravar a circunstância caótica que é instaurada.
No entanto, ao adotar algumas boas práticas será possível vencer e ultrapassar esse momento de dificuldade, tornando a empresa mais preparada para situações futuras semelhantes.
Nesse momento, o mais importante é manter a calma e não negar que a situação de crise é real, pois, quanto antes for percebida, mais rápido a empresa se recupera.
Pensando nesse dilema, o IPEG preparou este artigo com 6 dicas que ajudarão os gestores a enfrentarem as crises que afetam o empreendimento.
O que é crise?
A crise é o surgimento de uma situação geradora de um grande problema e que acarreta forte impacto nas atividades de um negócio. Por essa definição, a crise pode ter várias naturezas, a saber:
• Crise financeira;
• Crise operacional;
• Crise de reputação;
• Crise de legalização.
Independente de qual seja a situação que a empresa enfrenta, é fundamental que, de imediato, os gestores saibam conduzir o processo de planejamento e execução de forma a diminuir os seus impactos, pois isso é um fator determinante para avançar na busca da normalização do ambiente.
Como realizar a gestão da crise?
Agora que você entendeu o conceito de crise e quais são os seus tipos, chegou o momento de ver algumas dicas de como realizar a sua gestão, afinal, isso é fundamental para que a empresa supere esse período de dificuldades.
Assim, veja as principais dicas de gestão de crise!
1 — Não ignore a crise
Pode parecer óbvio, mas muitos gestores simplesmente ignoram a situação de crise, pois acham que o tempo vai se encarregar de resolvê-las. Esse é o erro mais danoso ao empreendimento, afinal, uma crise sem controle pode tomar proporções de difícil gerenciamento e que causam danos irreparáveis.
2 — Seja ágil
Diante de uma crise, é fundamental que os gestores sejam ágeis, pois quanto antes for estabelecido um planejamento e colocado em prática, maiores serão as chances de total superação do ambiente desfavorável que é vigente. Mas não confunda agilidade com pressa, pois isso pode gerar problemas causados por falhas no planejamento.
3 —Trabalhe a comunicação
Busque estabelecer a comunicação com o público interno da organização, agindo com transparência, sempre com o objetivo de gerar engajamento e colaboração mútua entre os setores. Isso é fundamental para que todos os colaboradores tenham conhecimento da real situação e possam contribuir com o seu conhecimento e força de trabalho. Lembre-se também de agir com boa comunicação e transparência com o seu público externo (clientes), pois caso a crise se torne pública por meios não oficiais pode gerar a falta de credibilidade da empresa e os clientes podem se sentir enganados.
4 — Meça os danos e crie um planejamento
Agora que toda a equipe da empresa tem conhecimento e está engajada para solucionar o problema, chegou o momento de medir os efeitos da crise e estabelecer o planejamento para curto e médio prazo com foco em sanar os fatores que estão causando a crise.
Estabeleça um planejamento de ciclos pequenos, pois isso garante a execução de forma acelerada e permite um melhor controle das atividades.
5 — Não paralise as operações do negócio
Uma crise causa muitos efeitos negativos, porém, será ainda mais danoso se os gestores decidirem paralisar as operações, pois tal atitude vai gerar a descapitalização financeira do empreendimento (gerando uma nova crise).
Além disso, a continuidade das operações transmite a mensagem de que a empresa continua sendo capaz de atender as demandas e necessidades de consumo do seu público-alvo, agindo de forma proativa.
6 — Documente e aprenda com as crises
Entenda que as situações de crise não ocorrem uma única vez e, em muitos casos, podem se repetir ao longo do tempo. Por isso, é fundamental realizar a sua documentação, ou seja, os fatores de causalidade, os efeitos colaterais, os agentes que atuaram na solução, os métodos e planejamentos empregados, atividades executadas e demais informações que sejam relevantes.
Toda essa documentação servirá de fonte de consulta caso a crise volte a ocorrer e, assim, os gestores terão em mãos as informações necessárias para o seu gerenciamento.
Além disso, é importante aprender com as crises, afinal, os gatilhos que desencadeiam fatores geradores de caos podem ser evitados.
Ao seguir essas 6 dicas, certamente, os gestores serão capazes de gerenciar as principais crises que podem afetar o empreendimento. Mas, lembre-se que todas as atividades descritas devem ser trabalhadas de forma simultânea, de modo a proporcionar uma cobertura total de toda a situação.
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