A vida profissional é repleta de desafios que tornam a gestão de carreira um processo bastante desafiador e que requer disciplina e trabalho duro de qualquer pessoa que deseja ser bem-sucedida.
Muitas vezes, no entanto, é difícil saber onde investir o tempo e o esforço para construir uma carreira sólida, e um pouco de aconselhamento, no momento certo, pode ser a diferença entre progredir ou ficar estagnado.
Por isso, separamos para você 5 importantes lições da gestão de carreira que podem te ajudar a encontrar o norte no seu caminho rumo ao topo do seu campo profissional. Confira!
1 – Seja o seu maior crítico
A autocrítica é um exercício fundamental que deve ser feito em cada etapa do progresso de qualquer profissional. É impossível ascender na carreira sem conhecer os seus defeitos e limitações, trabalhando para superá-los.
Todo mundo deveria fazer um diagnóstico aprofundado relacionando as metas e os impedimentos para a conquista desses objetivos. Somente assim, é possível estabelecer uma rota sólida para o desenvolvimento profissional.
2 – Saiba lidar com os reveses
Essa é uma das lições mais difíceis, afinal, ninguém gosta de perder. Apesar de amargo, o fracasso é uma etapa importante na vida de qualquer profissional, pois ensina a buscar respostas diferentes, a contornar fatores limitantes e a criar novas abordagens para se superar. Os reveses traduzem as fraquezas que temos e nos dão excelentes oportunidades de crescimento.
3 – Disciplina, disciplina e mais disciplina
Perseguir objetivos profissionais requer muita força de vontade, principalmente nos momentos iniciais de uma etapa da carreira. A disciplina é o que permite levantar sem preguiça na segunda-feira e estar afiado desde as primeiras horas do dia.
Mas, o que isso significa exatamente? Buscar um objetivo com disciplina significa ter atenção absoluta aos seus objetivos e eliminar o que estiver atrapalhando.
Por exemplo, fazer atividade física ajuda a ter mais disposição e foco no trabalho, então é importante se exercitar com regularidade. Simples, não? Da mesma forma, se um hábito se torna um complicador para alcançar uma meta no trabalho, talvez seja hora de redirecionar a atenção.
4 – Use a coletividade para crescer
Apesar de a competitividade ser o alicerce do mundo corporativo, o sucesso profissional não é um caminho para uma só pessoa. A colaboração com outras pessoas é o que permite adquirir saberes diferentes, aprender com experiências diferentes e exercitar o trabalho em equipe.
Os fundamentos da liderança também só podem ser exercitados através do trabalho em equipe, independentemente do papel que se vá exercer, como chefe de equipe ou como uma das engrenagens, sempre é possível aprender.
5 – Tenha um plano claro
O planejamento de cada etapa da carreira é a coisa mais importante da gestão profissional. Por mais óbvio que isso seja, um plano traçado na direção errada pode comprometer sucesso e a satisfação profissional, muitas vezes de forma definitiva.
Assim, é preciso ter cuidado e paciência ao traçar as metas da carreira, redirecionando os objetivos, se necessário, e fazendo o que for possível para atingir estas metas de forma consistente.
Se você gostou das lições que separamos, que tal expandir os seus conhecimentos? Conheça mais sobre a importância da inteligência social para a sua carreira.