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Critérios 4 em 1 – O que são e como eles ajudam as organizações a melhorar a gestão

Elaborado a partir do Instrumento de Avaliação 21ª edição de 1000 pontos da FNQ, os Critérios 4 em 1 podem ajudar a sua empresa a adotar ações positivas de melhora da gestão. O IPEG complementou o texto da FNQ acrescentando temas importantes nos processos gerenciais, tudo com o objetivo de melhorar a avaliação e a atuação.

Também é um preparo para que elas possam participar do ranking Melhores em Gestão da FNQ. Bom para a melhora da produtividade da empresa e bom para a sua atuação no mercado.

Compreendendo a importância dos Critérios 4 em 1

A FNQ criou um documento chamado Fundamentos da Gestão para a Excelência, que traz oito pontos norteadores para a administração de uma empresa. Todos eles elaborados a partir de práticas e resultados expressos nas grandes organizações mundiais, gerando conceitos amplamente reconhecidos. O IPEG trabalha a partir dos Critérios 4 em 1 para que haja o desenvolvimento de ações de gerência que atinjam a primazia, o destaque entre os demais.

Os oito pontos avaliados são separados em Pensamento Sistêmico, Compromisso com as Partes Interessadas, Aprendizado Organizacional e Inovação, Geração de Valor, Orientação por Processos, Desenvolvimento Sustentável, Liderança Transformadora e Adaptabilidade.

Para alcançar cada nível de pontuação que leve até aos 1000 pontos requisitados, o IPEG estipula os quatro critérios como etapas: Primeiros Passos para a Excelência 21 (125 pontos), Compromisso com a Excelência 21 (250 pontos), Rumo a Excelência 21 (500 pontos) e Avanços para a Excelência 21 (750 pontos).

As avaliações promovidas são fundamentais para fazer com que o trabalho de gestão de sua empresa cresça exponencialmente em qualidade. Isso porque elas marcam o quanto de empenho em prol da qualidade está sendo feito e o que ainda pode melhorar para chegar a excelência de funcionamento interno e externo. Desse modo, os gestores precisam estar atentos aos procedimentos dos Critérios 4 em 1 em favor de todo o corpo institucional.

Observância dos critérios avaliativos

A avaliação de processos se baseia em quatro pilares: planejar, realizar, verificar e aprender. No primeiro é requerido que a gestão da empresa seja adequada, proativa e integrada a fim de alcançar os seus objetivos. Em “realizar” ela tem que ser abrangente e contínua em favor dos padrões estabelecidos.

Já em verificar, diz-se do monitoramento das ações para observar o progresso, o êxito, os problemas e as oportunidades surgidas. Enquanto aprender se refere ao quanto deste processo foi assimilado e praticado pela empresa.

Já quando o assunto é a avaliação de resultados, os Critérios 4 em 1 têm como etapas a Relevância, a Evolução, a Competitividade e o Compromisso. No primeiro, o que baseiam os critérios são os resultados estratégicos e operacionais e se foram correspondentes ao prospectado e trabalhado. Em “Evolução” diz-se da continuidade dessas práticas de melhoria, se elas são benéficas para toda a empresa e se estão de acordo com o que o FNQ solicita para a sua pontuação.

A Competitividade é um critério voltado para o quanto a empresa tem demonstrado externamente o seu desempenho. Observa-se se comparativamente ela tem se apresentado atuante no mercado em alto rendimento.

O Compromisso avalia se toda a equipe de gestão está caminhando junta e em prol do alcance dos objetivos definidos. Toda superação de nível e melhora do desempenho deve estar explicitada e relacionada.

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