A excelência tão almejada pelas empresas representa um fator essencial para que cada empreendimento tenha sucesso na sua respectiva área de atuação e região. No entanto, para que isso seja possível é necessário adotar uma visão mais abrangente do que realmente é a gestão efetiva e a sua importância.
Nesse contexto é importante que cada empresa realize o processo de jornada de excelência, que tem como principais bases a educação (aprimoramento do conhecimento), a melhoria dos processos e uma gestão empresarial com foco em resultados.
O IPEG — Instituto Paulista de Excelência da Gestão entende que esse tema é fundamental para todas as empresas, por isso, disponibilizamos este artigo em que abordaremos os primeiros passos para que a sua empresa alcance o patamar de excelência no mercado.
Leia também este outro artigo para complementar o seu conhecimento: Conheça 5 práticas de gestão para alcançar a excelência.
Diagnóstico organizacional
Para que toda empresa se estabeleça no mercado e avance rumo ao seu crescimento é importante conhecer seu atual patamar e vislumbrar o seu futuro baseado no conceito de excelência. Para que isso seja possível é fundamental que a gestão da empresa adote um posicionamento de diagnóstico organizacional.
Essa abordagem vai permitir o autoconhecimento a respeito da sua empresa, suas operações, o seu público e demais envolvidos, também conhecidos como stakeholders.
Nesse processo de diagnóstico organizacional será identificado o público-alvo do seu empreendimento, ou seja, as pessoas que gostariam ou necessitam de ter um contato aproximado com os seus produtos e serviços.
Pode ser adotado o uso da ferramenta de análise SWOT com o objetivo de identificar as forças e fraquezas (ambiente interno da organização), bem como as oportunidades e ameaças (ambiente externo da organização).
A partir desse entendimento será possível dar o próximo passo rumo a excelência da sua empresa.
Veja também: Como é feito um diagnóstico de gestão.
Elaboração do plano de ação
Após realizar o diagnóstico organizacional e identificar os principais pontos e características da sua empresa é chegado o momento de realizar o plano de ação. Nessa fase do processo de proporcionar excelência para sua empresa serão estabelecidos os planos e atividades que devem ser executados no curto, médio e longo prazo.
Esse plano de ação é vital para que a gestão da empresa tenha conhecimento do que fazer, quando fazer e porque fazer, pois é um planejamento que servirá de mapa que orientará os esforços organizacionais na trajetória do alcance da excelência de gestão e mercado.
Esse planejamento pode ser baseado na ferramenta PDCA, que consiste em planejar, fazer, checar e agir.
Estabelecimento e acompanhamento dos KPIs
Agora que você conhece as peculiaridades que permeiam a sua empresa, estabeleceu o plano de ação, chegou o momento de acompanhar e mensurar as atividades e resultados com o uso de KPIs — Key Performance Indicators (indicador-chave de desempenho).
Essa abordagem permite que seja analisado se as atividades estão ocorrendo de acordo com o planejado e se estão proporcionando o retorno adequado para que a sua empresa atinja a excelência operacional, de gestão e de participação de mercado.
Além disso, auxilia na verificação dos desvios do plano de ação, um fator fundamental que possibilita a implementação de correções em tempo hábil.
Como você pode perceber os primeiros passos rumo a excelência são fáceis de serem implantados, porém, geram grandes benefícios e resultados, de modo que, toda organização deveria adotá-los no seu dia a dia operacional.
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