Entre o gerenciamento de tarefas, recursos e conflitos humanos, um gestor tem uma quantidade descomunal de trabalho, independente da sua área. Felizmente, com o objetivo de tornar os processos mais fáceis e permitir uma gestão cada vez mais eficaz das empresas, a tecnologia traz um auxílio. Portanto, conheça as soluções tecnológicas aliadas da gestão empresarial.
As soluções de CRM
As soluções de CRM já são bem conhecidas no mercado. A sigla, que quer dizer Customer Relationship Manager, engloba tanto conceitos como os próprios softwares de relacionamento com os clientes.
Por conta da enorme quantidade de informação que as empresas possuem dos seus clientes, o CRM é essencial para recolher, organizar e cruzar dados sobre cada interação com o cliente. Assim, os gerentes tem a maior quantidade de insumos possíveis para tomar as melhores decisões, quando se trata de relacionamento com o público.
Sistema de gerenciamento de tarefas
Com tantas atividades para gerenciar, um gestor tem diversos software que podem ajudar no controle e organização das tarefas.
Desde sistemas mais simples, que organizam e dividem as tarefas do dia, até alternativas mais complexas, que são capazes de organizar e automatizar todo o cronograma do projeto, o gestor tem as suas opções de qual escolher.
Uma dica é ter um sistema para os funcionários e outro apenas para ele. O modelo mais simples pode ser visualizado por todos, em que cada um tem a sua tarefa, ou tarefas do dia. Já o mais complexo, com as informações mais detalhadas, pode ficar apenas para o gestor.
O ERP
O ERP é um software, com uma ideia semelhante ao CRM. A diferença é que ele é capaz de organizar todas as informações relevantes para o gerenciamento de uma empresa.
Para um gestor de um departamento grande, esse sistema, cuja sigla significa Enterprise Resource Management, pode trazer em um único local, o controle contábil e financeiro, de recursos humanos e diversos outros.
É um sistema que também pode ser adotado por toda a empresa, sendo que cada módulo pode ser acessado apenas pelos responsáveis de cada departamento.
A geolocalização
As ideias são, de certa forma, mais tradicionais. Afinal, usar os softwares para agilizar e automatizar os processos não é nenhuma grande inovação. Pelo contrário, é necessidade.
Mas, existe espaço para inovar. É o caso da geolocalização indoor. Imagine uma empresa com uma alta movimentação de produtos e pessoas. A ideia por trás dessa tecnologia é mapear o movimento desses recursos, de modo a encontrar maneiras de fazê-los de forma mais eficiente. É uma extrapolação da ideia da geolocalização da frota, que é extremamente comum, para dentro do escritório.
O Blockchain
Extrapolando ainda mais em um conceito que ainda não foi explorado, o blockchain é uma tecnologia que pode ser revolucionária para a gestão empresarial, facilitando a comunicação e a segurança na troca de informações.
Esse termo está famoso por conta das criptomoedas, mas o conceito por trás do Blockchain é algo que os gestores mais sagazes já conhecem, ou devem conhecer.
Esse é um exemplo das tecnologias que já são fortes, mas que ainda têm muito espaço para crescer. Os gestores que chegarem primeiro na inovação, terão um diferencial competitivo muito forte comparado aos que não acompanharem a tecnologia.
A Internet das Coisas, o Big Data e a Inteligência Artificial não são apenas “palavras do momento”. São conceitos que ainda não foram explorados ao máximo, mas que podem fazer um enorme diferencial para a gestão empresarial.
Quer estar por dentro das tecnologias importantes que potencializam a excelência da gestão? Conheça mais sobre o IPEG.