A busca pela excelência tem permeado os esforços de líderes, executivos, gestores e empreendedores por toda a história do capitalismo moderno, o que criou uma série de boas práticas de gestão direcionadas para a eficiência dos processos e para conseguir os melhores resultados.
Com o objetivo de apresentar a você, estimado leitor, os principais fundamentos de uma gestão de excelência, preparamos o artigo a seguir, em que resumiremos cinco práticas administrativas eficientes, modernas e com foco no crescimento das organizações. Confira!
1 – Invista em um planejamento consistente
A realização de um planejamento estratégico não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência para as empresas do século 21.
Os recursos limitados, a concorrência feroz, o cenário macroeconômico conturbado e as rápidas mudanças no comportamento dos consumidores são apenas alguns dos fatores que fazem com que um planejamento consistente e periódico das ações e investimentos de uma organização seja necessário.
2 – Cuide das pessoas
As organizações são construídas sobre os ombros de seus líderes e colaboradores. A excelência na gestão passa pela valorização das pessoas, criando um ambiente profissional seguro e que permita o crescimento dos profissionais.
Claro, não podemos deixar de mencionar que pagar bons salários, oferecer benefícios e bonificações por desempenho e criar condições de ascensão profissional são instrumentos essenciais para motivar os colaboradores e recrutar os melhores talentos.
3 – Esteja alinhado com a tecnologia
Investir em recursos tecnológicos deve ser uma parte crítica na sua estratégia de gestão. A tecnologia permite que você faça muito mais com menos recursos, aumente a produtividade da sua equipe e contribui para aumentar a sua competitividade.
A implementação de um ecossistema de gestão – financeira, operacional e de equipes –, a aquisição de ferramentas tecnológicas específicas e o uso de ferramentas de comunicação interna eficientes permite que a sua organização esteja muito mais próxima de alcançar a excelência.
4 – A comunicação interna deve ser prioridade
Não se alcança excelência da gestão sem criar formas eficientes de comunicação interna. Líderes e subordinados precisam ter estratégias de comunicação eficientes e seguras: os colaboradores devem ter canais ágeis para se comunicar com a administração, transmitindo ideias e feedbacks sem medo de represálias; ao mesmo tempo, os gestores necessitam manter os colaboradores alinhados aos interesses e objetivos da organização.
O resultado de uma boa comunicação é o aumento da produtividade e uma empresa mais unida e engajada pelo sucesso do empreendimento.
5 – Saia da zona de conforto com seus produtos ou serviços
Por fim, as boas práticas de gestão de uma empresa passam também pelo desenvolvimento e aprimoramento contínuos dos seus produtos e serviços.
Essa é uma consequência natural da busca pela excelência, mas as organizações precisam investir na criação de soluções inovadoras e estratégias de melhoria contínua para os seus produtos e serviços existentes.
A excelência operacional não é um ponto fixo, ou seja, precisa ser constantemente melhorada. O que funciona hoje pode ser antiquado amanhã, e as organizações que vão construir o futuro são as que evoluem continuamente.
Continue a sua jornada para a excelência lendo outro artigo do nosso blog e entre em contato se tiver alguma dúvida!