Você sabe o que é uma cadeia de valor? O conceito, introduzido em 1985 pelo americano Michael Porter, diz respeito ao conjunto de atividades desenvolvidas em uma empresa, desde a produção e relação com os fornecedores, até a venda e a entrega do produto ao consumidor final. Tudo bem, mas como aplicar essa teoria na gestão da minha empresa? É isso que vamos explicar nesse texto.
A teoria de Porter propõe que todas as etapas executadas por uma empresa sejam decompostas e analisadas separadamente, o que permite ao gestor analisar as especificidades de cada atividade e como se dá a relação entre elas.
A partir dessa análise é possível encontrar oportunidades e pensar em estratégias para aperfeiçoar os processos e entregar um produto final mais eficiente, com um menor custo de produção. Assim, ele terá, consequentemente, uma maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes no mercado.
E como faço isso na prática?
Para aplicar a teoria, a sugestão é criar um fluxograma que mostre todas as atividades essenciais para agregar valor ao produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Na cadeia de valor, todas as etapas são importantes, porque Porter as considera essenciais para o resultado final de um produto ou serviço. Identificados todos os processos, o gestor deve analisar os elos entre essas atividades para que possam ser otimizados e agreguem valor ao resultado.
Nesse esquema as atividades são divididas em dois grupos: primárias e de apoio. As primárias são aquelas que se relacionam com a produção, logística, vendas, atendimento e manutenção. Já as de apoio, são os procedimentos auxiliares, que contribuem para o desenvolvimento das atividades primárias, como investimento em tecnologia ou infraestrutura.
É essencial detalhar as atividades de cada grupo e como elas se relacionam entre si. Assim, o gestor pode rever todos os processos e pensar no que pode ser feito para aperfeiçoá-los, fortalecendo o desempenho do seu negócio.
Por que devo utilizar a cadeia de valor na minha empresa?
Agora que você já entendeu como funciona o esquema e para que ele serve, deve estar se perguntando se é o caso de utilizá-lo no seu negócio e se vale a pena ter o trabalho de fazer todo esse detalhamento. As empresas que se propõe a fazer essa análise costumam relatar que um correto gerenciamento da cadeia de valores é uma ferramenta muito eficiente para aumentar os lucros de um negócio e também, por entregar mais qualidade, por fidelizar e conseguir mais clientes.
Além disso, trata-se de um modelo que pode ser flexibilizado e aplicado a qualquer tipo de negócio, independente da área ou se estamos falando de uma empresa grande ou pequena. O mercado está cada vez mais competitivo e estar em constante busca por aprimoramento pode ser a saída para qualquer negócio não apenas sobreviver como continuar crescendo.
Aqui no Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG) a gente atua pela melhoria dos processos de gestão das empresas e a cadeia de valor é um dos métodos que a gente estuda e indica. Conheça mais sobre o IPEG.