Quando falamos de inteligência social, precisamos entender que é a capacidade do indivíduo de interagir, compreender e influenciar de maneira positiva as pessoas ao seu redor.
Seu foco está na harmonia e qualidade das relações interpessoais, e é uma inteligência que se cria na pessoa, com relação ao mundo externo. Já por essa breve definição, podemos compreender o quão necessária é essa habilidade, dentro da trajetória de um bom líder.
Quando aplicamos a inteligência social diretamente à liderança, ela certamente consegue romper muitos paradigmas. Principalmente em cenários econômicos estáveis que estamos vivendo nos últimos anos, nos quais a maioria das empresas necessita de mais ideias criativas, maior produtividade e claro, mais resultados. Possuir líderes que tenham essa habilidade é o grande triunfo do momento.
Gestões que possuam pessoas com essa competência poderão melhor entender seus interlocutores, ouvir melhor, comunicar-se melhor, melhorar o trabalho em equipe e ainda ter a capacidade de ter mais empatia com o próximo. Ou seja, é possível se manter muito mais atento ao sentimento alheio e muito mais aberto ao diálogo dentro da empresa.
Como a inteligência social pode influenciar o ambiente de trabalho
Através da inteligência social, é possível expandir a capacidade dos líderes de melhor entender as pessoas, e, como consequência, melhorar significativamente a maneira que se relacionam com o outro, criando um clima muito mais positivo e cooperativo, seja qual for o contexto introduzido.
Quando conseguimos compreender nossas próprias emoções, como também as emoções alheias, conseguimos reagir a diferentes situações, de maneira mais assertiva e muito mais produtiva.
Inteligência social, nada mais é do que a capacidade em potencial que cada ser humano possui. E quando começamos a treinar e ao mesmo tempo fortalecer essa habilidade, podemos passar a falar de competências.
Para desenvolver competências, como preparação, formação, aprimoramento e treinamentos, temos à nossa disposição inúmeras maneiras para isso.
Por meio de conhecimento e muito treino toda e qualquer pessoa pode fortalecer suas competências que estejam associadas à inteligência social. Em especial, a competência comunicativa, que está completamente associada à liderança, o trabalho em grupo e à gestão de conflito, que infelizmente já se tornaram hábitos comuns de comportamento, e são utilizadas dentro de nossa realidade diária.
De nada adianta um líder não treinar essas competências específicas, ou não auxiliar e muito menos incentivar sua equipe. Isso somente cria um enorme distanciamento e inúmeros obstáculos em saber reconhecer, respeitar e manifestar suas emoções da melhor maneira.
O que as empresas buscam atualmente?
Empresas de todos os portes estão, cada vez mais, em busca de profissionais mais equilibrados, e isso não envolve somente a autoestima, como também, e principalmente, relações confiáveis que esse profissional mantém com os demais colegas de trabalho.
E isso implica, mesmo com os obstáculos ou dificuldades dentro do ambiente de trabalho, encontrar pessoas que consigam de maneira natural, flexibilizar suas relações sociais, atravessando esses obstáculos e trazendo resultados incríveis da mesma maneira. E isso não diz respeito somente ao individual, e sim visa os méritos alheios, acreditando que seus colegas de trabalho também fazem parte de todas as vitórias.
O aspecto social vem sendo muito valorizado dentro da maioria das empresas da atualidade. Valores socioambientais, desenvolvimentos sustentáveis, além de, claro, criação de riqueza financeira.
A dica é sempre enfatizar esses pontos em seu currículo, pois as empresas vêm buscando cada vez mais pessoas que estejam dispostas a pensar no âmbito coletivo, somados à alta capacidade de liderança e motivação.
Trabalhe sua inteligência social e tenha sua carreira muito melhor posicionada, acredite!