A organização em qualquer tipo de empresa e porte é um dos componentes principais para que a mesma cresça de maneira efetiva. A acirrada concorrência faz com que novos métodos e estratégias sejam traçadas, com o objetivo de elevar o nível de desempenho da empresa e seus respectivos resultados. Por isso, a gestão de processos organizacionais é tão relevante.
Essa gestão se trata de um conjunto de atividades organizadas, que se utiliza de recursos para a identificação, documentação, execução, monitoramento, controle e análises, relativos aos diversos processos de uma empresa, com foco em sua melhoria contínua. Assim, é possível organizar todas as etapas de produção e execução para oferecer e comercializar produtos. Veja a seguir como a gestão de processos organizacionais é importante para a sua empresa:
A importância do gerenciamento de processos organizacionais
A gestão de processos tem diversas serventias para a organização de uma empresa e seu consequente crescimento, como: facilitar o monitoramento e avaliação dos processos, implementar rotinas que sistematizem as atividades, facilitar o relacionamento e entendimento entre os setores, e ajudar no implemento de melhorias em diferentes processos.
Assim, a gestão de processos organizacionais impõe aos gestores e líderes, que os repassarão para seus funcionários, padrões de administração e execução de tarefas que devem ser seguidos em cada etapa de trabalho, sempre com o intuito de otimizá-las e melhorar a comunicação entre os setores.
Para isso, é preciso alinhar os objetivos da empresa e comunicá-los para todos os funcionários da mesma e os demais que fazem parte dela de alguma maneira. Após isso, é preciso definir como os processos do negócio afetam no atingimento desses objetivos e passar a otimizá-los para que tais objetivos sejam concretizados e repassados para a execução das atividades.
O simples fato de analisar o cenário do seu negócio, identificando seus gargalos e seus pontos fortes, já permite traçar um escopo de trabalho adequado para a empresa e melhorar seu desempenho de maneira rápida e eficaz.
Na prática
Para sermos mais práticos, a gestão de processos organizacionais contempla duas formas de trabalho: a funcional, onde as rotinas são definidas e organizadas a partir da hierarquia; e a sistêmica, em que as tarefas seguem uma sequência lógica e integrada.
Tais processos podem ser gerenciados, usando diversos tipos de metodologias próprias para isso. Uma das mais usadas é o PDCA, por exemplo, que contém 4 etapas:
• Planejar: o gestor ou a equipe avaliam um processo, analisando como ele pode ser melhorado.
• Executar: essas mudanças para melhor começam a ser aplicadas aos poucos
• Verificar: são coletados os dados referentes à execução, de forma a compará-los com os planejados e com o que era feito antes do PDCA.
• Agir: caso essas mudanças sejam positivas, elas passam a ser o padrão do processo em questão. Caso o contrário, o processo volta a ser como antes.
Principais benefícios
Essa gestão tem como principais benefícios otimizar rotinas de trabalho e recursos, evita-se erros de produção e consequente retrabalho e como benefício final, a satisfação do cliente.
A tomada de decisão também é um dos pontos fortes proporcionados, já que é possível analisar os dados da empresa de forma organizada e otimizada. Todo o relacionamento entre os funcionários e setores também é otimizado, melhorando a produção e o lucro da empresa.