Embora a tecnologia seja um processo de significativa visibilidade para todos os empreendimentos inovadores, de nada adiantaria se não houvesse o controle e a manipulação desses recursos pela ação humana. É nesse sentido, que se estabelece a importância do ser humano dentro dos empreendimentos com uma compreensão cada vez maior de seus valores, a serem observados pela gestão de pessoas e pelo setor de recursos humanos das mais variadas organizações. Saiba mais, abaixo.
O que é o capital humano?
Em um empreendimento as pessoas que estão ativas nos processos de execução e produção desempenham um importante papel na condução da empresa. Em suas atividades, possuem uma carga de experiências, conhecimentos e habilidades muito importantes para as funções que realizam e que são responsáveis pela movimentação dos setores no mercado globalizado.
Tendo em vista essa perspectiva, diz-se que esse conjunto de profissionais é o capital humano de uma organização. Todas as atividades realizadas por esses funcionários trarão resultados positivos ou negativos para o seu empreendimento, e será devido às suas ações que a movimentação corporativa de sua empresa estará em crescimento constante quando ativa ou fracassando quando estagnada.
Todos os recursos tecnológicos dispostos por qualquer segmento comercial ou industrial, demanda de ações de controle do ser humano para que todos os processos de gestão estejam em conformidade com a necessidade do negócio.
Portanto, para que todos os setores operantes de uma empresa sejam conduzidos de forma eficiente e qualificada é necessário um profissional capacitado e especializado nas suas atividades profissionais. Esse processo de capacitação pode acontecer anteriormente ao processo de contratação, ou ainda se desenvolver no decorrer do período laboral como uma forma de aperfeiçoamento e adaptação do funcionário às novas tecnologias.
Benefícios da gestão de capital humano em empresas
Com a compreensão da importância do capital humano para as empresas, o setor de gestão de pessoas passa a ter controle sobre as necessidades de capacitação, treinamento e desenvolvimento desses profissionais nesse espaço laboral, assim como suas colaborações de uma forma mais ampliada para a empresa.
Essa atenção com desenvolvimento profissional dos seus funcionários agrega benefícios significativos para o crescimento do empreendimento, conforme apontamos:
- Equipes treinadas e qualificadas melhoram as condições de produtividade e possuem maior organização no desempenho de suas funções.
- A capacitação de profissionais para as atividades nas quais estão designados, agrega conhecimentos e possibilita melhorar as habilidades em relação às suas atividades operacionais.
- O funcionário que se desenvolve dentro do seu espaço de trabalho consegue cumprir com as expectativas de empresa em relação ao desempenho de suas atividades.
- O empregado passa a compreender a necessidade de objetivos, ter responsabilidade e comprometimento com suas funções.
- Profissionais que possuem a possibilidade de qualificação são pessoas motivadas para um desempenho produtivo e organizado em colaboração com seus colegas de trabalho.
Apostar no desenvolvimento de uma equipe na sua empresa é trabalhar para a obtenção de profissionais de sucesso e com resultados positivos refletidos no crescimento no meio corporativo. Conheça a nossa equipe de gestão através do nosso site e aproveite nossos serviços!