Mesmo com a tendência da automatização de processos nas organizações, a gestão das pessoas continua sendo indispensável. A verdade é que os processos nas empresas dependem das pessoas e sem elas nada aconteceria. Logo, percebe-se o papel da gestão de como um conjunto de processos que envolvem o planejamento, a direção, a organização e o controle do trabalho dos profissionais nas empresas.
Continue lendo este artigo e entenda a importância da gestão de pessoas e processos, e como aplicá-las na sua empresa.
Importância da gestão de pessoas e processos
A mudança é uma condição normal do dia a dia das empresas porque constantemente surgem coisas novas. Não se pode, simplesmente, ignorar a necessidade de adaptar-se às mudanças. Se a iniciativa de mudar não partir do segmento interno — empresa, gestores, trabalhadores —, o ambiente externo fará pressões por mudança.
Falar de mudança tem tudo a ver com gestão de pessoas e processos. Não adianta implantar novos processos no trabalho das pessoas sem antes ter as envolvido. Portanto, gestão de pessoas diz respeito ao treinamento e engajamento dos profissionais nas organizações. Enquanto a gestão de processos diz respeito ao conjunto de decisões que transformam insumos em valores para os clientes.
Não se fala em gestão de pessoas e processos sem falar de mudança, porque os profissionais devem ser flexíveis e ágeis para atenderem às necessidades contemporâneas.
É sabido que as pessoas são responsáveis por processos e corresponsáveis pela adaptação da empresa aos padrões externos, uma vez que realizam processos e entregam o produto ou serviço produzido aos clientes.
Implantação da gestão de pessoas e processos na empresa
1º Diagnóstico
Antes de tudo, faça um diagnóstico dos processos realizados na empresa. Verifique o andamento deles — desde a produção do produto até o momento da entrega ao cliente —, procurando mapear falhas ou fragilidades. Problemas logísticos, por exemplo, podem apresentar atrasos nas entregas, ou a prestação do atendimento pode estar falhando quando uma nota fiscal é emitida de maneira errada por mais de duas vezes.
2º Programação
A programação é diferente do planejamento, a primeira é de curto prazo e a segunda de longo prazo. De início, será feita uma programação para agir de acordo com o diagnóstico elencando prioridades para solucionar uma questão por vez.
Nesta etapa, é importante programar o que deve ser feito, como deve ser feito, quando deve ser feito e com qual finalidade.
3º Implantação
Com a programação pronta é o momento de agir. É nessa hora que entra em ação a gestão de pessoas para transmitir as informações à equipe garantindo formas de engajá-las para mudar um processo frágil ou falho.
4º Controle
Todo programa precisa ser controlado para garantir efetividade de resultados. Para tanto é preciso retornar à situação do diagnóstico e compará-la com a situação após a implantação do programa.
As pessoas são importantes na empresa e nos resultados dos negócios. São elas as responsáveis por todos os processos dentro das organizações, por este motivo gestão de pessoas e processos estão interligadas. Uma melhoria ou correção nos processos da empresa sempre vão implicar em mudança e está só é possível por meio das pessoas.
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