A produtividade não é exata. Cada indivíduo, cada escritório, cada negócio e cada ambiente tem as suas características particulares que irão identificar qual é a melhor maneira de gerenciá-los. Por exemplo, alguns funcionários precisam de bastante apoio, enquanto outros, se sentem melhor trabalhando de maneira isolada. A melhor forma de ajudá-los, é conhecê-los bem. Porém, vamos ver 5 dicas que irão ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa.
1 – O planejamento
Não importa a situação, o planejamento é sempre uma forma de aumentar a produtividade. O que torna essa solução tão importante é o que ocorre antes, já que planejar significa primeiramente analisar o ambiente da empresa e a sua posição estratégica, de modo a criar ações para melhorar qualquer aspecto que possa ser melhor.
Por isso o conhecimento sobre a empresa é tão importante.
2 – Use métricas de controle
Para melhorar ainda mais esse conhecimento, estabeleça algumas métricas de controle. Elas são importantes para determinar se existe algo errado, o que pode ser muito difícil de perceber especialmente se a empresa tiver muitos processos, ou atividades mais complexas.
Mesmo assim, é importante determinar o que há de errado, pois, caso contrário, não será possível corrigir.
Metas individuais para os funcionários são uma boa opção, mas que exigem um certo cuidado. Se eles se sentirem “vigiados” ou muito controlados, isso pode ter o efeito oposto na produtividade.
É importante também, encontrar metas realísticas, já que objetivos inalcançáveis pode gerar muita frustração e problemas na produtividade.
3 – Procure soluções alternativas
Se a sua empresa estava usando uma solução que estava gerando problemas, talvez essa não era a melhor resposta. Por isso, não tenha medo de explorar as opções. E elas são muitas. Pesquise na internet, veja o que os seus concorrentes estão fazendo, consulte outros profissionais.
Uma vez que uma solução pareça interessante, verifique se ela se adéqua a você. Uma vez que uma possível resposta é encontrada ela abre caminho para diversas outras perguntas. Como, por exemplo, se o investimento financeiro compensa.
Existem inclusive ideias que parecem estranhas, mas que podem funcionar. Um exemplo é o horário de descanso para uma “soneca”. Acredite ou não, essa ideia vem ganhando bastante força.
4 – Escute os funcionários
Um erro muito comum por parte dos gestores é não escutar o que os funcionários têm a dizer.
Afinal, são eles que estão “nas linhas de frente” fazendo o trabalho final, por isso, sua opinião é extremamente importante. Não é preciso acarretar com tudo que eles falam, mas seu depoimento merece pelo menos uma investigação. Isso pode levar a correção de um problema que melhore muito a produtividade.
5 – A motivação
Muitas vezes, os maiores problemas na produtividade surgem por conta de uma baixa motivação dos funcionários.
Como dito acima, cada equipe é única, e demanda uma solução particular, mas de maneira geral, é importante fazer com que eles se sintam ouvidos.
Não somente em suas reclamações, mas em suas ideias. Guarde as melhores e implemente-as se julgar que vale a pena. Ter a sua sugestão ouvida faz com que o funcionário se sinta bem motivado e valorizado.
Uma das melhores formas de motivar é fazer com que ele sinta que está trabalhando com você e não para você.
A produtividade é algo muito sutil. Existem diversas opções e cabe a você decidir qual é a melhor para a sua empresa. Porém, para estar sempre atualizado e informado para tomar as melhores decisões, confira o blog.