O sucesso de todo empreendimento está diretamente ligado ao planejamento e estratégias que adota com foco em promover as suas atividades e crescimento. No entanto, algumas empresas não sabem como realizar essa atividade, por isso, encontram dificuldades em alcançar os seus objetivos.
Para o IPEG — Instituto Paulista de Excelência da Gestão, o planejamento e execução são atividades fundamentais para que as empresas conquistem cada vez mais uma parcela maior do mercado em que atuam. Por isso, trazemos até você este artigo, em que ensinamos como definir as estratégias empresariais e como implementá-las.
Leia também este outro artigo para complementar o seu conhecimento: Conheça os primeiros passos para a excelência da sua empresa.
Análise do cenário atual e visão do futuro
Toda estratégia necessita de informações consistentes para servir de base para o planejamento estratégico. Por isso, é muito importante a análise do cenário atual da empresa, para que assim, seja possível ter uma visão do futuro.
Nessa fase, os gestores devem fazer alguns questionamentos, como:
- A empresa está preparada para o cenário futuro?
- Como obterá o melhor resultado?
- Permanecerá no mesmo segmento de atuação?
- Haverá descentralização das atividades e centros operacionais?
- Quais habilidades precisam ser desenvolvidas?
A partir da reflexão de cada uma dessas perguntas será possível iniciar a elaboração das estratégias da sua empresa, de modo que trará respostas aos principais questionamentos que te levarão à reflexão e pensamento generalista.
Análise do ambiente e estruturação das estratégias
Após a análise do cenário atual e de estabelecer uma visão do futuro, é chegado o momento da análise ambiental, ou seja, as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades — também conhecida como análise SWOT.
Essa análise vai direcionar as estratégias de acordo com o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (ameaças e oportunidades), sempre com foco no que deseja para a empresa no futuro.
Mas, lembre-se de que essas estratégias devem ser baseadas em propósitos bem definidos e com foco em promover melhorias, seja na sua estrutura operacional, ou no maior alcance de mercado e satisfação do seu público-alvo.
As estratégias e os recursos necessários
Para toda estratégia e planejamento são necessários recursos (físicos, financeiros e humanos) que apoiem a execução dos projetos, por isso, para cada abordagem deve ser analisado o que é preciso para estabelecer as operações com foco no alcance dos objetivos do empreendimento.
Nesse sentido, devem ser estabelecidas as prioridades das estratégias, bem como projetar e medir os resultados esperados para a alavancagem operacional do empreendimento.
A captação dos recursos diminui o hiato entre as estratégias e a execução do projeto, visto que a sua posse proporciona o início das atividades necessárias à execução da melhoria contínua do negócio.
Implementação das estratégias
A implementação das estratégias empresariais requer o emprego de técnicas de planejamento, acompanhamento e mensuração, pois, toda atividade gera um resultado que pode ser esperado ou inesperado.
Por isso, adotar algumas abordagens é fundamental como, por exemplo, definir o cronograma de implementação das estratégias e definição delimitada de ciclos, de modo que os mais curtos produzam produtos parciais de forma mais ágil e com o benefício da realização de ajustes, caso seja necessário.
Na fase de implantação das estratégias é necessária a adoção de algumas ferramentas como a 5W2H e PDCA. Vejamos cada uma:
5W2H
- What — o que será feito?
- Why — por que será feito?
- Where — onde será feito?
- When — quando será feito?
- Who — por quem será feito?
- How — como será feito?
- How Much — quanto irá custar?
PDCA
- Plain — planejar;
- Do — fazer;
- Check — checar;
- Action — agir.
Essas ferramentas são fáceis de serem aplicadas no processo de implantação das estratégias e proporcionam um acompanhamento efetivo de cada meta, processo e ação. Além disso, permitem identificar possíveis desvios dos planejamentos e correção das falhas que forem identificadas no fechamento de cada ciclo.
Pronto para definir e implantar as estratégias na sua empresa? Ao seguir os pontos citados neste artigo, certamente, você terá êxito na elevação do nível do seu empreendimento.
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