Em 2014 o termo “aquecimento global” figurava entre os dez mais procurados do Google. Este detalhe foi levantado pela consultoria internacional Euromonitor naquele ano. O tópico era parte de uma pesquisa de mercado. De lá para cá o meio ambiente e suas implicações nas decisões das empresas é assunto cada vez mais recorrente.
Basta avaliarmos estudos recentes da GfK, uma companhia alemã de estudos. Ela descobriu que cerca de 64% dos consumidores acredita que as organizações devem ser ambientalmente responsáveis. Mais do que tendência, este movimento de consciência ambiental define parcerias comerciais e outros fatores de importância para um negócio. Algo que ocorre porque clientes e gestores já tem hoje o fator ambiental como peso decisório.
Isto significa dizer que a partir destas práticas eles podem escolher fazer negócios ou não com uma determinada empresa. É por isso que certificações, como o ISO 14000, são tão respeitadas. Elas comprovam que as atividades e produtos do empreendimento não geram impacto destrutivo na natureza. E esta demanda é responsável também pelo surgimento de novas oportunidades de negócio.
O meio ambiente e suas implicações nas decisões das empresas: por que devem ser levados em conta no processo decisório?
É um entendimento geral que a preservação do meio ambiente é de responsabilidade coletiva. O que implica consumidores, governos, trabalhadores e empresas privadas. Trata-se de um componente indissociável da responsabilidade social de uma organização. Por este, e todos os outros fatores já mencionados, devemos ter a sustentabilidade como parte integrante dos processos de gestão.
Seja na melhoria das operações do negócio ou na eliminação de resíduos poluentes. São medidas que passam igualmente pela busca de fontes de matéria-prima ecologicamente responsáveis e pela redução energética. Ao refletirmos sobre o meio ambiente e suas implicações nas decisões das empresas podemos estabelecer programas preventivos.
Através deles a poluição e o desperdício são combatidos. Alguns negócios vão buscar adequar até mesmo os seus produtos às especificações de um mundo mais sustentável. Outra questão de grande relevância é o cuidado que se deve ter com o impacto das ações do negócio nos stakeholders. É preciso minimizar ao máximo quaisquer impactos negativos que possam atingir um destes interessados.
A sustentabilidade é uma questão de estratégia e sobrevivência
Investir na questão ambiental já foi um diferencial, mas hoje se caracteriza como obrigatoriedade de toda empresa responsável. Negligenciar a questão pode afetar a relação com o público e até mesmo criar gastos desnecessários. Ou seja, a própria sobrevivência do negócio está em jogo. Tendo-se em vista que a exigência neste tocante é global, dificilmente uma empresa alcançará longevidade sem responsabilidade ambiental.
O meio ambiente e suas implicações nas decisões das empresas é um tema de discussão ampla. Pois além de se relacionar com sobrevivência e adequação, também está ligado à abertura de novos mercados. Atualmente se trata de uma pauta que caminha lado a lado com a inovação. Por isso os gestores devem estar sempre bem informados a respeito das melhores práticas voltadas para reduzir impactos ambientais. Se você busca pela excelência na sua gestão através deste e outros tópicos, conheça mais sobre o IPEG: http://www.ipeg.org.br/