As organizações são compostas por diversos processos complexos que se sobrepõem, por isso o processo de tomada de decisões deve ser apoiado em informações consistentes que demonstrem as condições reais de cada departamento e da corporação com um todo.
Nesse contexto, os relatórios de gestão se apresentam como um recurso confiável e apropriado para o acompanhamento das estratégias já implementadas, a estruturação de novos investimentos e a antecipação de oportunidades e riscos em cenários futuros.
Entenda a seguir a importância dos relatórios gerenciais na tomada de decisões. Vamos lá!
O que são os relatórios de gest5ão?
Os relatórios de gestão são documentos formulados para apoiar os processos administrativos internos de cada empresa. Por apresentarem informações importantes sobre todas as operações, servem como guia para a tomada de decisões.
Gerentes, investidores, sócios, entre outros indivíduos envolvidos na administração da organização, se apoiam nos dados obtidos para analisar a situação da empresa a cada momento e pensar em novas estratégias, sejam elas de marketing, operacionais ou financeiras.
Entretanto, os relatórios de gestão não são apenas um punhado de informações e dados gerados a partir dos processos organizacionais, mas sim documentos ordenados e organizados de maneira que a leitura seja facilitada, clara e objetiva. Assim, o conteúdo deve ser didático e compreensível para que gere, de fato, decisões mais competitivas.
Relatórios de gestão completos devem levar em consideração não apenas os dados quantitativos, mas também os qualitativos, pois recortes inadequados podem provocar julgamentos distorcidos sobre as interconectividades e causas de diversos fatores.
As tomadas de decisões que são fundamentadas em percepções ou dados incompletos e desatualizados, especialmente os que envolvem novos investimentos, comprometem a competitividade da empresa e, principalmente, a sua continuidade no longo prazo.
Qual é a importância dos relatórios de gestão?
Especialmente quando se trata de pequenos empreendimentos, a necessidade de consolidar as operações da empresa e conquistar um espaço no mercado exige que os processos organizacionais sejam documentados e analisados desde o início.
Por essa razão, as decisões estratégicas precisam ser, obrigatoriamente, alicerçadas em informações claras, recentes e relevantes para o cenário corporativo. Se as informações forem pretensiosas ou imprecisas, o julgamento do gestor será, também, pretensioso e impreciso.
Apesar dos imprevistos e das incertezas presentes, os relatórios de gestão devem contribuir para a diminuição dos riscos e das falhas, assim, se apresentam como advertências e dão indícios que apontam para o sucesso ou potencial fracasso de um ou mais coeficientes.
Além disso, os relatórios de gestão também indicam se os recursos empresariais estão sendo utilizados da melhor forma possível, dessa maneira, as informações geradas também podem contribuir para a elaboração de estratégias de otimização de processos e do capital financeiro, especialmente no setor financeiro e operacional.
Por fim, é válido ressaltar que, dada a importância dos relatórios de gestão, a forma como esse documento é elaborado deve ser pensada criteriosamente para que ele cumpra com o seu papel de fornecer bases sólidas para a tomada de decisões.
Gostou do nosso conteúdo? Conheça o nosso workshop: preparação do relatório da gestão!