A gestão de uma empresa é o que a mantém em funcionamento, gerando renda, emprego e valor. Porém, gerir um empreendimento nem sempre é uma tarefa fácil, e vários critérios podem mostrar se um negócio está ou não sendo bem administrado, trazendo vantagens tanto para as partes envolvidas, como para a sociedade e um mercado como um todo. Por meio destes critérios é possível fazer um diagnóstico preciso e mensurável da gestão de uma empresa.
Neste texto, você entenderá como o Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG) realiza o diagnóstico de gestão das empresas que participam do Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão (PPQG). Confira!
8 fundamentos de gestão para a excelência
São oito os principais fundamentos de gestão para a excelência avaliados em um diagnóstico de gestão: Pensamento Sistêmico; Compromisso com Partes Interessadas; Aprendizado Organizacional e Inovação; Adaptabilidade; Liderança Transformadora; Desenvolvimento Sustentável; Orientação por Processos e Geração de Valor. Cada um destes fundamentos possui subcritérios formados por procedimentos e finalidades.
Pensamento Sistêmico
Enxergando a corporação como um organismo em que os componentes são interligados e interdependentes, este critério busca avaliar como a empresa trabalha seu pensamento de maneira sistêmica, bem como analisa também a relação dos componentes com o ambiente externo à organização.
Compromisso com Partes Interessadas
Todos os stakeholders têm função fundamental dentro do dia a dia de uma empresa e, por isso, o compromisso e o relacionamento com estas partes interessadas precisa ser bem cultivado. Este também um critério avaliado no diagnóstico de gestão da empresa.
Aprendizado Organizacional e Inovação
Toda empresa precisa aprender com seus próprios processos. A capacidade de absorver feedbacks internos, externos e transformá-los em aprimoramentos para serem implementados no dia a dia corporativo é uma qualidade fundamental, que também é diagnosticada. Além disso, os esforços em desenvolver novos produtos, serviços, técnicas e modelos, enfim: a inovação é outro ativo de valor inestimável.
Adaptabilidade
No contexto atual do mercado, as demandas e necessidades das partes interessadas muda constantemente. Por isso, ter a resiliência de superar desafios e a flexibilidade necessária para absorver as novas demandas do público é um critério de extrema importância. É a adaptabilidade que pode definir o êxito ou a falência de uma empresa.
Liderança Transformadora
Empresas são formadas por seres humanos. Sendo assim, as lideranças precisam fazer jus às demandas das partes envolvidas, tanto no que diz respeito a rendimento e performance como no que tange à ética e ao desenvolvimento humano do líder e seus subordinados. Liderança Transformadora é um diferencial no diagnóstico de gestão.
Desenvolvimento Sustentável
Uma gestão de excelência tem profunda preocupação com o desenvolvimento sustentável do empreendimento. Por isso, operam boas práticas em relação ao meio ambiente, ao desenvolvimento das comunidades locais, regionais e nacionais, bem como o investimento social e cultural nas gerações presentes e futuras. Sustentabilidade está no diagnóstico de gestão.
Orientação por Processos
Embora a intuição seja útil para gerar insights empresariais, uma organização é formada por processos bem definidos. Por isso, a correta elaboração e gestão de processos operacionais e corporativos são parte do diagnóstico de gestão.
Geração de Valor
A função de uma empresa é gerar valor, ponto. Mas gerar o máximo de valor possível a todos os entes possíveis. Por isso, essa parte do diagnóstico de gestão avalia a performance do empreendimento em gerar valor para clientes, funcionários, acionistas, mercado, sociedade, comunidade, meio ambiente, entre outros.
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