A gestão empresarial é um fator primordial para o sucesso de um negócio. Trata-se de um conjunto de estratégias e ações para a empresa obter melhores resultados, baseada na organização dos processos, mensuração dos problemas, controle das finanças, entre outros fatores determinantes para se atingir a excelência em gestão.
Não à toa, se o Brasil atualmente registra mais empresas fechando do que abrindo, de acordo com dados do IBGE, as falhas ou a inexistência de gestão empresarial são a grande razão. Um estudo do Sebrae revela que uma entre quatro empresas no nosso país não chegam ao segundo ano de vida.
Acredite: ser dono de um negócio não significa ser um grande gestor. Portanto, para não sucumbir em um mercado cada vez mais competitivo, descubra cinco benefícios que a gestão empresarial pode trazer para o seu negócio. Confira a seguir!
Assertividade na tomada de decisão
Se você toma as melhores decisões no dia a dia para sua empresa, é provável que ela prospere. Caso contrário, ela está fadada a entrar na estatística supracitada.
Todo gestor convive com a pressão de tomar decisões importantes para o negócio a cada momento. No entanto, a partir do momento que adota a gestão empresarial, você incorpora boas práticas que permitem determinar processos mais claros, identificar áreas que precisam de investimento e gastos desnecessários, entre outras decisões que passarão a ser muito mais ágeis e assertivas, sustentadas em dados concretos.
Redução de custos
Um dos pilares da gestão empresarial é um maior controle das finanças do negócio, evitando gastos desenfreados. Com o apoio da tecnologia, por exemplo – no mercado existem várias opções de softwares de gestão empresarial -, o gestor pode identificar despesas que podem ser reduzidas sem que a produtividade do negócio seja comprometida. Assim, você não apenas utiliza melhor o capital disponível, como também aumenta a sua margem de lucro.
Qualifica as estratégias
A gestão empresarial está diretamente ligada ao planejamento organizacional, no sentido de determinar metas e, obviamente, cumpri-las para atingir os resultados alcançados. Uma boa gestão empresarial prevê a concepção de um plano de negócio, baseado em um estudo da própria empresa e do seu mercado de atuação, na qual a empresa determina estratégias, evita riscos e melhora os seus resultados.
Integração entre os departamentos
Quando se utiliza um sistema de gestão empresarial, a sua empresa é capaz de promover uma maior integração entre os departamentos. Isso significa que, a partir do momento que as informações se agrupam em uma única plataforma, uma venda gera informação a outros setores do negócio, como o financeiro, o administrativo, o estoque e o setor de compras, por exemplo. Isso melhora o fluxo de trabalho organizacional e potencializa as forças das equipes internas.
Prevenção de falhas
Com processos mais organizados e eficientes, a sua operação se torna menos suscetível a erros e retrabalho, diminuindo a burocracia e mantendo a sua equipe focada no core business (parte central do negócio) da empresa.
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