Sobre o IPEG
O IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão – é uma organização de direito privado e sem finalidade de lucro.
O IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão – é uma organização de direito privado e sem finalidade de lucro.
O IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão – é uma organização de direito privado e sem finalidade de lucro, fundada em 2001, com o propósito de promover a melhoria da gestão das organizações públicas e privadas que atuam de alguma forma no Estado de São Paulo em benefício de partes interessadas.
O IPEG instituiu em 2002 o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – As Melhores de Gestão em São Paulo, que se apresenta como uma oportunidade para as organizações aplicarem critérios de avaliação em seu sistema de gestão e respectivos resultados para alavancar sua competitividade e sustentabilidade e comprovar a qualidade de sua gestão.
O PPQG foi oficializado pela Lei Estadual nº 11.594, de 8 de dezembro de 2003, é conduzido e outorgado pelo IPEG, em colaboração estreita com o Governo Estadual, amparado nos termos da lei e é análogo a outros prêmios estaduais já existentes, entregues pelos respectivos governadores dos estados. É a materialização do sólido compromisso do Governo do Estado de São Paulo em impulsionar o aprimoramento contínuo da gestão e é conferido anualmente às organizações públicas e privadas que atuam em São Paulo, cujas práticas de gestão possam servir de exemplo para outras organizações.
O PPQG – AMGSP é um reconhecimento anual às organizações que possuem os melhores sistemas de gestão e resultados, avaliados por uma Banca Examinadora voluntária e independente, utilizando os Critérios PPQG ESG 2023, que compõem um modelo de excelência em gestão para o desenvolvimento sustentável, juntamente com os Fundamentos da Excelência ESG e com o Sistema de Pontuação, e inspirados no MEG® 21ª edição de 2016.
Em 2022/2023, os Fundamentos da Excelência em Gestão, agora, foram atualizados após seis anos, refletindo, em nove fundamentos e com maior ênfase, os princípios ESG de 2ª geração. Os requisitos enfatizam a gestão para o desenvolvimento sustentável – ESG 2.0 – influenciado pelos ODS’s das Nações Unidas de 2015 e tendências mais recentes das principais indexadoras ESG mundiais.