O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e diversificado. Apenas o diploma não é mais o suficiente para garantir a empregabilidade, por esse motivo é tão importante desenvolver competências e habilidades além daquelas adquiridas. Uma profissão precisa ser executada com eficiência, por isso o profissional deve saber tudo sobre aquilo que o seu cargo exige.
O conhecimento nunca é demais, entretanto torna-se obsoleto se não for atualizado com certa frequência. Os motivos citados já seriam suficientes para justificar a importância do desenvolvimento profissional.
Pensar em desenvolvimento é analisar potenciais, conhecer, descobrir talentos, competências, habilidades e desenvolvê-los. É um processo que exige esforço, dedicação, planejamento e decisão de fazer. Não é fácil tomar a iniciativa para começar um projeto assim, no entanto existem motivos que podem ajudar você a tomar sua decisão de uma vez por todas.
Confira neste artigo cinco motivos para você se desenvolver como profissional:
1. Empregabilidade
O principal motivo para se desenvolver como profissional é a empregabilidade. Este é um conceito que traduz não só a capacidade de uma pessoa ter um trabalho, mas também de conseguir manter o emprego e a renda sempre. Logo, a empregabilidade é a capacidade que uma pessoa tem de conseguir o emprego e permanecer trabalhando.
Ser empregável significa ser capacitado e isso possibilita muitas oportunidades aos profissionais.
2. Crescimento
Um dos maiores impeditivos do crescimento é a zona de conforto caracterizada pelo comodismo e rotina. Ainda que a situação não seja assim tão boa, parece sempre mais fácil permanecer ali porque você já está acostumado — além do mais, mudar exige esforço.
Entretanto, quem investe em formação e capacitação sai da zona de conforto e desenvolve seus pontos fortes, isso ajuda no desenvolvimento e no crescimento pessoal e profissional.
3. Autoconfiança
O profissional que investe no seu desenvolvimento profissional se torna mais confiante. Ter autoconfiança é saber o que está fazendo, confiar no próprio trabalho e acreditar em sua performance. Esta característica é a que determina o sucesso de um profissional, porque aquele que tem autoconfiança não tem medo de se arriscar.
4. Networking
Networking é a capacidade de manter uma rede de contatos. O profissional que participa de cursos, palestras, oficinas sempre conhece gente nova. Estabelecer contatos com outros profissionais é muito importante para trocar experiências, informações e conseguir oportunidades.
5. Motivação
Investir em desenvolvimento profissional é aprender mais, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências essenciais para a sua profissão, isso traz mais motivação para sua carreira. Quem trabalha com motivação possui maior satisfação, confiança, comprometimento e criatividade no trabalho. Além disso, consegue realizar tarefas e solucionar problemas com mais facilidade do que pessoas desmotivadas.
Não faltam motivos para se desenvolver como profissional. Quanto mais você investir em cursos e capacitações mais preparado você estará para o mercado de trabalho. Com isso, novas oportunidades de trabalho surgem, assim como empregos melhores e remunerações maiores. Mas, o seu sucesso só dependerá da sua iniciativa.
Ficou interessado? Invista em desenvolvimento profissional, conheça os nossos cursos e entre em contato conosco.