A gestão empresarial é um tema central no mundo dos negócios e de importância para todas as empresas, de diferentes portes.
Ela se torna importante, porque através de estratégias, direciona os empreendimentos em busca de melhores resultados com ações de organização de processos, administração de recursos humanos e materiais, por exemplo.
Mas, as práticas de gestão empresarial são construídas de diferentes maneiras em cada período. Assim, elas acompanham o mundo dos negócios e as suas constantes transformações.
Pensando nisso, neste post vamos apresentar algumas considerações sobre o cenário da gestão empresarial nos últimos tempos e as novas transformações e adaptações.
A gestão empresarial na virada do século 20
Os anos finais da década de 1990 foram marcados pela expansão e os investimentos, já que o cenário global caminhava para adoção de práticas liberais. Com isso, nos anos seguintes, percebemos um crescimento das privatizações e a abertura dos mercados.
No cenário da gestão empresarial, a procura dos executivos era por uma formação generalista e global. Para se adaptar às mudanças, eles buscavam conhecimento em áreas de gestão geral, focadas em liderança ou gestão de equipes.
Já a consultoria estratégica se destacava com trabalhos mais técnicos, com temas centralizados nas áreas funcionais.
Não podemos esquecer que durante esses anos eram dados os primeiros passos da revolução digital. Assim, o ambiente empresarial da década de 1990 ficou marcado pela busca da competitividade. O objetivo nos negócios era sobreviver e crescer, em um clima de desenvolvimento tecnológico e mudanças econômicas.
Para a nova realidade era essencial a capacidade de aprendizado. Este era o diferencial no mundo dos negócios. Assim, as consultorias estratégicas auxiliavam na busca por melhorias em eficiência e produtividade, e nos processos de globalização.
O cenário atual e as adaptações
Com as mudanças das últimas décadas as empresas têm buscado novas estratégias de gestão, com o objetivo de melhorar o desempenho e os resultados, além de atender as necessidades das organizações. Para que isso aconteça, tem crescido o investimento nas pessoas, buscando gerar identificação e desenvolver o capital intelectual.
O novo mundo dos negócios é marcado por várias mudanças em um ritmo acelerado. Neste cenário, a gestão empresarial se insere na era da sociedade do conhecimento, da informação e da hipercompetitividade.
Para se destacar, as empresas precisam estar atentas e se adaptar às mudanças. Assim, devem buscar a adequação, a competitividade e a integração. Elas precisam de pessoal comprometido, aberto ao aprendizado contínuo nos diferentes níveis da empresa. Com as novas tecnologias e as transformações digitais os modelos de negócios ganham novas direções e os gestores precisam se adaptar às novas exigências do mercado.
A liderança na gestão 4.0
As mudanças na gestão empresarial acontecem de forma mais rápida com os avanços tecnológicos. É neste cenário que surge a Gestão 4.0. Esta vem sendo aplicada em diferentes setores, na busca por uma administração caracterizada pela flexibilidade, interatividade e abertura.
A Gestão 4.0 vem atender o desejo dos consumidores de falar e interagir com as marcas, na busca por personalização no consumo e no atendimento.
Os dados apontam que os negócios que assumem as transformações digitais têm 26% de lucro em comparação com as empresas que não modernizam os empreendimentos. As informações são da pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, divulgada recentemente pelo site Exame.
Neste novo modelo de gestão empresarial, os líderes têm uma nova função: facilitar e agregar. Eles devem compreender o seu potencial e o da sua equipe, para elaborar uma estrutura que possibilite o melhor desenvolvimento estratégico de cada membro.
A Gestão 4.0 busca desenvolver habilidades diferenciadas no relacionamento com os clientes internos e externos, por exemplo:
- Capacidade de solução de problemas;
- Criatividade;
- Inovação;
- Inteligência emocional e social;
- Intraempreendedorismo.
Nos novos contextos, os profissionais já estão adaptados com o rápido acesso à informação, à comunicação e às redes sociais. Isso exige que a gestão empresarial esteja um passo à frente das novas tendências e seja a protagonista das mudanças.
As novas competências precisam ser aplicadas com atenção as necessidades dos negócios e o acompanhamento das estratégias, para que ao executar as transformações, garantam o futuro dos negócios com excelência e resultados no mercado.
Se você quer melhorar a gestão da sua organização, seja ela pública ou privada, e ficar por dentro das tendências no mundo dos negócios, conheça o site do IPEG!