Cada empresa constrói sua trajetória, mas entre as que conseguem vencer em um mercado cada vez mais voraz, existe algo em comum: uma gestão de excelência. Gerir uma empresa é muito mais do que ser dono do próprio negócio. É criar processos que facilitem a rotina empresarial, alocar recursos corretamente (humanos ou financeiros) e alinhar a sistematização do negócio como um todo.
Atingir a excelência operacional é um fator imprescindível para fugir de uma estatística temerária no Brasil: a cada ano, há mais empresas fechando do que abrindo, muito por causa do desconhecimento das boas práticas de gestão.
Por isso, nós vamos te dar cinco dicas para você garantir excelência no processo de gestão para a sua empresa. Saiba tirar proveito de cada detalhe:
Controle financeiro
O controle das finanças é um dos pilares de uma gestão de excelência. Na era digital, a tecnologia transformou-se em aliada a partir dos softwares de gestão empresarial, que automatizam a rotina financeira.
Como se sabe, tempo é dinheiro, e uma gestão de excelência prevê que os processos sejam otimizados para que os colaboradores direcionem seus esforços para o core business, ou seja, a parte central do seu negócio.
Neste contexto, a automatização permite o registro da receita no fluxo de caixa, o acompanhamento dos dados em tempo real e o compartilhamento das informações entre os mais diversos setores, já que todos os dados ficam disponíveis em uma única plataforma. Isto tem tudo a ver com o próximo item.
Manter os dados acessíveis
Toda empresa produz uma grande quantidade de informação, e esse é o patrimônio mais valioso de um negócio. No entanto, de nada adianta gerar tantos dados se você não sabe aproveitá-los e, pior, se eles são difíceis de serem acessados.
Uma gestão de excelência perpassa pela acessibilidade dos dados, o que também ganhou mais relevância na era digital, a partir de tecnologias como a computação em nuvem e os supracitados sistemas de gestão. Essas informações permitem que uma venda, por exemplo, gere informações para os mais diversos setores do seu negócio, como o financeiro, o administrativo, o estoque e o setor de compras, por exemplo.
Processos organizados
Outra premissa para atingir a excelência na gestão é a padronização dos processos, isto é, alinhar a sistematização do negócio. Para isso, é fundamental a utilização de softwares para o uso compartilhado por todas as equipes, mas também é pertinente o treinamento da sua equipe para as atividades recorrentes e uma atenção especial para a gestão do conhecimento.
Monitoramento dos resultados
Uma das premissas da elaboração de um plano de ação para a sua empresa é exatamente acompanhar os resultados, o que permite inclusive que você modifique uma estratégia que não está funcionando. Para isso, a sua empresa precisa ter condições de avaliar seus próprios resultados, o que pode ser feito através da definição de indicadores de desempenho relevantes para o negócio.
Cultura organizacional
Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, mais ela perpetuará no mercado. Ela compreende a definição de missão, visão e valores e facilita a identificação de riscos e oportunidades.
Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais conteúdos!